sábado, 14 de julho de 2012


A História de Ana Raio e Zé Trovão


Uma novela diferente, bonita e com texto incomum. O elenco reuniu mais de cem intérpretes, entre atores e artistas do mundo circense.

Depois do sucesso de Pantanal, o grande desafio da Manchete seria manter a audiência conquistada com a trama de Benedito Ruy Barbosa. Impulsionada pela aceitação do público pela nova linguagem trazida pela novela, a emissora decidiu continuar a investir na idéia de mostrar o "Brasil que o Brasil não conhece". Jayme Monjardim idealizou a estória central, convidou Marcos Caruso e Rita Buzzar para desenvolver a trama e novamente, Marcus Viana para compor a trilha sonora.


Chamada de lançamento da novela
A novela estreou em 12 de dezembro de 1990, abusando das belas paisagens, clipes musicais e narrativa lenta, um tripé consolidado em Pantanal. A própria chamada de lançamento da novela insinuava a abordagem cinematográfica. Com muitos rodeios e músicas sertanejas, as tramas iriam surgindo ao longo das estradas brasileiras, sem uma temática predeterminada ou uma história definida antecipadamente. Mesmo porque as cenas eram gravadas basicamente em externas, em cidades e feiras cenográficas - não havia cenas de estúdio. Teve o mérito de exibir locações nacionais que nunca tinham sido exibidas na telenovela brasileira.

A trama, no entanto, arrastou-se ante poucos apelos folhetinescos. Alcançou média de 20 pontos de audiência, que embora fosse muito boa para uma novela fora da Globo, foi bem mais baixa que a audiência de sua antecessora (que teve picos de 51).

A novela contou com várias participações especiais, como as atrizes Irene Ravache e Regina Braga (vivendo elas mesmas), Beto Carrero, Orlando Orfei, Sula Miranda, Roberta Miranda, Rui Mauriti, Renato Teixeira, Chitãozinho & Xororó, Sandy & Júnior, Milionário & Zé Rico, Xangai, Sérgio Reis, Nalva Aguiar, Lílian, entre outros.

Foi reprisada em forma compacta de 29/03 a 31/05/1993, em 92 capítulos, de 2ª a 6ª feira às 18h (e mais tarde às 18h30).

Em 2010 o SBT reprisou a novela, de 07/06/2010 a 04/04/2011. Contrariando sua inicial proposta - uma reapresentação com mais ritmo e menos capítulos -, esta reprise acabou tendo uma edição realmente diferenciada, mas que resultou numa apresentação mais longa que a original da Manchete, totalizando 258 capítulos - contra os 251 da apresentação original.
Por ocasião desta reprise, foram lançadas no mercado duas novas trilhas com músicas da novela, além de suas trilhas originais.



Abertura da novela



Nenhum comentário:

Postar um comentário