sábado, 14 de julho de 2012


1986: Dona Beija faz sucesso, e a primeira greve de funcionários

A emissora entrou pelo ano de 1986 com uma dívida que beirava os 23 milhões de dólares. Adolpho Bloch dizia que "a televisão não estava dando lucro, mas estava ficando boa", e que "por causa dos juros da dívida, sofria mais que mulher da vida".

Beija-flor, Beija menina
Dona Beija entrou no ar em agosto de 1986. Baseada na Obra de Agripa Vasconcelos, foi adaptada por Wilson Aguiar Filho e dirigida por Herval Rossano.
A novela teve 89 capítulos e um gasto total de 160 milhões de dólares. Protagonizada por Maitê Proença e Gracindo Jr., abusou das belezas naturais da região de Araxá, e também de sua protagonista.
Foi o primeiro Grande sucesso da Manchete na área de dramaturgia. Atingiu média de 15 pontos de audiência, garantindo o segundo lugar.
No vídeo ao lado, a abertura original da novela.

Em abril do mesmo ano a emissora reabria seus cofres e colocava no ar a suprodução Dona Beija, protagonizada por Maitê Proença, atingindo uma média de 15 pontos de audiência. Regada a cenas de semi-nudez , a história de Ana jacinta de São José foi o primeiro grande sucesso da Manchete na sua jornada dramatúrgica.

Em julho, a Manchete transmitiria um dos maiores espetáculos do nosso planeta: A Copa do Mundo do México. Para isso, não poupou esforços. Boletins diários anteriores ao período da copa e uma programação especial foram levados ao ar durante o evento, grande parte com a apresentação de Paulo Stein.

Clodovil estreou o programa "Clô para os Íntimos", diariamente às 14 horas. O apresentador se envolveria em uma polêmica ao expor sua opinião sobre a nova constituição que estava em votação no Congresso Nacional. Depois de classificar a Assembléia como "prostituinte", Adolpho Bloch demitiu o apresentador.
Em setembro de 86, funcionários entraram em greve por falta de salários pela primeira vez.
 A saída de Xuxa
Ainda em 86, houve uma grande mudança na grade de programas infantis. Xuxa foi contratada pela Rede Globo, e para compensar a perda, a Manchete resolveu extinguir o Clube da Criança e o Circo Alegre (comandado pelo palhaço Carequinha, que antecedia diariamente o Clube)  e substituí-los por dois novos programas: pela manhã, "A Nave da Fantasia", comandado por Simony. E à tarde, no antigo horário ocupado pelo Clube, estreou "Lupu Limpim Claplá Topô", com Lucinha Lins e Claudio Tovar. Este último seguia um formato de teleteatro, onde os apresentadores interpretavam os mais variados contos infantis.

Lupu Limpim Caplá Topô
Em parceria com Cláudio Tovar, seu segundo marido, Lucinha Lins vinha produzindo musicais infantis pelo país, como “Sapatinho de Cristal”, “Simbad de Bagdá” e “Caixa de Brinquedos”. O sucesso desses espetáculos foi tanto, que abriu as portas para o casal criar e apresentar o Lupu Limpim Clapla Topo, substituindo Xuxa nas tardes da Manchete.

O programa mesclava as performances do casal com desenhos animados e permaneceu no ar até o final de 1987

No final de 1986, mais precisamente em dezembro, José Wilker foi contratado para assumir a direção de dramaturgia.

Grade de Programação em 06 de Agosto de 1986
10:45 PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA
11:00 SESSÃO ANIMADA - desenhos
12:00 MANCHETE ESPORTIVA (1° Tempo) - Com Márcio Guedes
12:30 JORNAL DA MANCHETE (Edição da Tarde) - Com Jacira Lucas, Paulo Sérgio de Carvalho e Leila Richers
13:15 CLÔ PARA OS ÍNTIMOS - com Clodovil
14:15 ROMANCE DA TARDE - Reprise de "Viver a Vida"
15:00 CINE AÇÃO - Série: "O caçador de Aventuras" (ep. de hoje: "Uma troca em tempo")
16:00 LUPU LIMPIM CLAPÁ TOPÔ - Infantil com Lucinha Lins e Cláudio Tovar
18:30 A SAGA NO COLORADO - Seriado
19:30 PRAÇA EM MANCHETE - Jornal Local
19:45 MANCHETE ESPORTIVA (2° Tempo) - Com Márcio Guedes
20:00 VOTA BRASIL
20:10 JORNAL DA MANCHETE - Apresentação de Ronaldo Rosas e Carlos Bianchini. Comentários de Villas-Boas Corrêa
21:20 NOVO AMOR - Novela
22:20 APERTE O CINTO - Humorístico
23:20 MOMENTO ECONÔMICO - Com Marco Antônio Rocha
23:25 JORNAL DA MANCHETE (2a Edição) - Com Roberto Maya e Luiz Santoro
00:05 SESSÃO EXTRA - Filme: "Os quatro Cavaleiros do Apocalipse"

Nenhum comentário:

Postar um comentário