1983: Estréia a Rede Manchete de Televisão
Finalmente em 5 de junho de 1983, domingo, entrou no ar a Rede
Manchete de Televisão. Com cinco emissoras, nas cidades do Rio de
Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Recife e Fortaleza, e também uma
forte afiliada, a TV Pampa de Porto Alegre, a programação da nova rede
foi aberta por Adolpho Bloch
com um pronunciamento onde o empresário mostrou aos telespectadores o
resultado de dois anos de investimento. Depois de saudar cada uma das
emissoras concorrentes, Adolpho Bloch fechou o discurso com a seguinte frase: "Deixo com vocês, meus amigos, a Rede Manchete de Televisão. Ela está no ar".
A partir desse momento uma imagem impactante invadia os lares do Brasil: o logotipo da Manchete sobrevoava várias cidades do país como uma nave espacial, numa vinheta futurista, acompanhada de uma música caracteristicamente jovem. O logotipo, depois de sobrevoar as cidades onde a rede possuía emissoras, pousava sobre o prédio da sede carioca: um espanto! A vinheta de abertura da Rede Manchete insinuava um nível tecnológico inédito na TV Brasileira. A emissora possuía um departamento gráfico, denominado Manchete Computers Graphics, que era considerado um dos mais modernos do mundo.
Logo após a abertura foi exibido um show intitulado "Mundo Mágico", que ameaçou a liderança, ficando em muitos momentos com uma audiência superior à do "Fantástico". O show foi exibido das 20h às 22h, e tinha a intenção de mostrar o que seria a nova emissora: Adolpho Bloch prometia uma emissora baseada em no dueto programação de qualidade (não popular) e alta tecnologia.
O Show não parou por aí. Às 22hs, entrava no ar a superprodução inédita "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", de Steven Spilberg. A partir de então, a recém-nascida Manchete liderou a audiência, ficando cravando 29 pontos de audiência, ultrapassando a TV Globo.
Do ponto-de-vista da concorrência, o que surgia era uma emissora com plástica jovem, audaciosa, com profissionais de ponta e tecnologicamente incomparável. A Manchete parecia preparada conquistar importante colocação nos quesitos de audiência e de faturamento.
Estava no ar a "Televisão de Primeira Classe" ou "TV do ano 2000", como anunciavam seus slogans.
Estréia da Manchete
Discurso de Adolpho Bloch durante o lançamento da TV Manchete, em 1983.
Depois de saudar os concorrentes, principalmente Roberto Marinho, Adolpho Bloch dá o pontapé inical da TV Manchete, seguido pela consagrada vinheta de abertura, e início do show especial "Mundo Mágico".
Depois de saudar os concorrentes, principalmente Roberto Marinho, Adolpho Bloch dá o pontapé inical da TV Manchete, seguido pela consagrada vinheta de abertura, e início do show especial "Mundo Mágico".
A partir desse momento uma imagem impactante invadia os lares do Brasil: o logotipo da Manchete sobrevoava várias cidades do país como uma nave espacial, numa vinheta futurista, acompanhada de uma música caracteristicamente jovem. O logotipo, depois de sobrevoar as cidades onde a rede possuía emissoras, pousava sobre o prédio da sede carioca: um espanto! A vinheta de abertura da Rede Manchete insinuava um nível tecnológico inédito na TV Brasileira. A emissora possuía um departamento gráfico, denominado Manchete Computers Graphics, que era considerado um dos mais modernos do mundo.
Manchete Computer Grafics
Os
equipamentos importados de última geração caracterizavam a Manchete
como a emissora de Televisão mais avançada da época. Adolpho Bloch
precisou de dois anos para equipar a rede. Projetos Gráficos e Designs
ficavam por conta de uma divisão interna denominada Manchete Computer
Grafics, capitaneada pelo americano Samuel Tolbert e por Toni Cid
Guimarães (atualmente na Globo). Tolbert criou toda a instalação da
emissora e implantou todos os grandes projetos da rede. Na época, ele
tinha uma emissora nos Estados Unidos e foi ainda o criador do sistema
de microondas que transmitiu a chegada do homem à Lua. O "Manchete
Computers Graphics" era um dos mais avançados departamentos gráficos do
mundo.
Logo após a abertura foi exibido um show intitulado "Mundo Mágico", que ameaçou a liderança, ficando em muitos momentos com uma audiência superior à do "Fantástico". O show foi exibido das 20h às 22h, e tinha a intenção de mostrar o que seria a nova emissora: Adolpho Bloch prometia uma emissora baseada em no dueto programação de qualidade (não popular) e alta tecnologia.
Videogame, de Roupa Nova
Para
dar o tom jovem à "TV do Ano 2000", a emissora estreou repleta de
vinhetas com músicas derivadas da canção "Videogame", composta pelo
conjunto pop "Roupa Nova" especialmente para a emissora. Num trabalho
minucioso, a equipe da Manchete criou várias canções a partir da
original. De todas as vinhetas, que incluía a vinheta de abertura da
programação até as vinhetas interprogramas, a que trouxe a versão mais
fiel à original "videogame" foi a vinheta de abertura do "Jornal da
Manchete". No vídeo ao lado é possível ouvir a versão original da
canção.
O Show não parou por aí. Às 22hs, entrava no ar a superprodução inédita "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", de Steven Spilberg. A partir de então, a recém-nascida Manchete liderou a audiência, ficando cravando 29 pontos de audiência, ultrapassando a TV Globo.
Do ponto-de-vista da concorrência, o que surgia era uma emissora com plástica jovem, audaciosa, com profissionais de ponta e tecnologicamente incomparável. A Manchete parecia preparada conquistar importante colocação nos quesitos de audiência e de faturamento.
Estava no ar a "Televisão de Primeira Classe" ou "TV do ano 2000", como anunciavam seus slogans.
O M mais famoso do Brasil
Criado
pela agência de publicidade DPZ, logo da Manchete era formado por
quatro cilindros e cinco bolas, cada uma representando uma cidade onde a
rede possuía emissoras próprias, formando a letra "M".
No vídeo ao lado, a primeira vinheta interprogramas da emissora, que permaneceu no ar durante os primeiros anos.
No vídeo ao lado, a primeira vinheta interprogramas da emissora, que permaneceu no ar durante os primeiros anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário