sábado, 14 de julho de 2012


1983: Estréia a Rede Manchete de Televisão


Finalmente em 5 de junho de 1983, domingo, entrou no ar a Rede Manchete de Televisão. Com cinco emissoras, nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Recife e Fortaleza, e também uma forte afiliada, a TV Pampa de Porto Alegre, a programação da nova rede foi aberta por Adolpho Bloch com um pronunciamento onde o empresário mostrou aos telespectadores o resultado de dois anos de investimento. Depois de saudar cada uma das emissoras concorrentes, Adolpho Bloch fechou o discurso com a seguinte frase: "Deixo com vocês, meus amigos, a Rede Manchete de Televisão. Ela está no ar".

Estréia da Manchete
Discurso de Adolpho Bloch durante o lançamento da TV Manchete, em 1983.
Depois de saudar os concorrentes, principalmente Roberto Marinho, Adolpho Bloch dá o pontapé inical da TV Manchete, seguido pela consagrada vinheta de abertura, e início do show especial "Mundo Mágico".

A partir desse momento uma imagem impactante invadia os lares do Brasil: o logotipo da Manchete sobrevoava várias cidades do país como uma nave espacial, numa vinheta futurista, acompanhada de uma música caracteristicamente jovem. O logotipo, depois de sobrevoar as cidades onde a rede possuía emissoras, pousava sobre o prédio da sede carioca: um espanto! A vinheta de abertura da Rede Manchete insinuava um nível tecnológico inédito na TV Brasileira. A emissora possuía um departamento gráfico, denominado Manchete Computers Graphics, que era considerado um dos mais modernos do mundo.

Manchete Computer Grafics
Os equipamentos importados de última geração caracterizavam a Manchete como a emissora de Televisão mais avançada da época. Adolpho Bloch precisou de dois anos para equipar a rede. Projetos Gráficos e Designs ficavam por conta de uma divisão interna denominada Manchete Computer Grafics, capitaneada pelo americano Samuel Tolbert e por Toni Cid Guimarães (atualmente na Globo). Tolbert criou toda a instalação da emissora e implantou todos os grandes projetos da rede. Na época, ele tinha uma emissora nos Estados Unidos e foi ainda o criador do sistema de microondas que transmitiu a chegada do homem à Lua. O "Manchete Computers Graphics" era um dos mais avançados departamentos gráficos do mundo.

Logo após a abertura foi exibido um show intitulado "Mundo Mágico", que ameaçou a liderança, ficando em muitos momentos com uma audiência superior à do "Fantástico". O show foi exibido das 20h às 22h, e tinha a intenção de mostrar o que seria a nova emissora: Adolpho Bloch prometia uma emissora baseada em no dueto programação de qualidade (não popular) e alta tecnologia.

Videogame, de Roupa Nova
Para dar o tom jovem à "TV do Ano 2000", a emissora estreou repleta de vinhetas com músicas derivadas da canção "Videogame", composta pelo conjunto pop "Roupa Nova" especialmente para a emissora. Num trabalho minucioso, a equipe da Manchete criou várias canções a partir da original. De todas as vinhetas, que incluía a vinheta de abertura da programação até as vinhetas interprogramas, a que trouxe a versão mais fiel à original "videogame" foi a vinheta de abertura do "Jornal da Manchete". No vídeo ao lado é possível ouvir a versão original da canção.

O Show não parou por aí. Às 22hs, entrava no ar a superprodução inédita "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", de Steven Spilberg. A partir de então, a recém-nascida Manchete liderou a audiência, ficando cravando 29 pontos de audiência, ultrapassando a TV Globo.

Do ponto-de-vista da concorrência, o que surgia era uma emissora com plástica jovem, audaciosa, com profissionais de ponta e tecnologicamente incomparável. A Manchete parecia preparada conquistar importante colocação nos quesitos de audiência e de faturamento.

Estava no ar a "Televisão de Primeira Classe" ou "TV do ano 2000", como anunciavam seus slogans.

O M mais famoso do Brasil
Criado pela agência de publicidade DPZ, logo da Manchete era formado por quatro cilindros e cinco bolas, cada uma representando uma cidade onde a rede possuía emissoras próprias, formando a letra "M".

No vídeo ao lado, a primeira vinheta interprogramas da emissora, que permaneceu no ar durante os primeiros anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário