sábado, 14 de julho de 2012


1981: Adolpho Bloch ganha as concessões e começa a montar sua TV

Em 18 de julho de 1980 a Rede Associada, que compunha várias emissoras, incluindo a TV Tupi Difusora, foi retirada do ar pelo Governo Federal. Meses depois o governo do então presidente João Baptista Figueiredo abriu concorrência para duas novas redes de TV, que seriam compostas pelas emissoras da antiga Rede Tupi e outras também cassadas em anos anteriores, como TV Continental do Rio e a TV Excelsior de São Paulo.



Composição das Redes de TV que dariam origem à Manchete e ao SBT
Rede "A" Rede "B"
Rio de Janeiro - canal 06 (ex-Tupi da Rede Associada)
São Paulo - canal 09 (ex-TV Excelcior)
Belo Horizonte - canal 04 (ex-Itacolomi)
Recife - canal 06 (ex-TV Clube da Rede Associada)
Fortaleza - canal 02 (ex-TV Ceará da Rede Associada)
Rio de Janeiro - canal 09 (ex-TV Continental)
São Paulo - canal 04 (ex-Tupi da Rede Associada)
Porto Alegre - canal 05 (ex-TV Piratini)
Belém - canal 05 (ex-TV Marajoara)


A concorrência foi aberta, e os grupos interessados prontamente se apresentaram, entre eles: Editora Abril, Jornal do Brasil, Grupo Silvio Santos e Bloch Editores.

A disputa foi tão acirrada que o resultado demorou um ano para sair. A expectativa no mercado era que os contemplados seriam o Grupo Abril e o Jornal do Brasil. O JB, inclusive, construiu uma nova sede com estrutura para abrigar uma emissora de TV, que custou muito caro, na quase certeza de que levaria uma das redes.
Os privilegiados, no entanto, foram Silvio Santos, então acionista da TV Record de São Paulo e já proprietário da TVS do Rio de Janeiro (canal 11), e Adolpho Bloch. Este, dono de um importante grupo de comunicação, que possuía credibilidade e influência no governo sendo, inclusive, amigo do Presidente da República.


Adolpho Bloch
Ucraniano, chega ao Brasil em 1922 e já no ano seguinte, sua família compra uma impressora e começa rodando cartelas para o jogo do bicho. Em 1952, lança a Revista Manchete, que viria ser a principal revista semanal do Brasil nas décadas de 60 e 70. No final desta década, adquire as rádios Manchete e anos depois, entraria na disputa para ter sua rede de TV.
O empresário faleceu em 19 de novembro de 1995, aos 87 anos, deixando a direção das suas empresas para seu sobrinho, Pedro Jack Kapeller.


Os empresários assinaram a concessão em Brasília no dia 19 de agosto de 1981, e nesse mesmo dia o SBT entrou no ar transmitindo o evento ao vivo. A emissora do dono do baú contou com toda a infra-estrutura já existente na TVS e, mais, adquiriu equipamentos usados da antiga TV Tupi.

Adolpho Bloch demoraria dois anos para colocar sua rede no ar. Além da dificuldade natural em montar um negócio totalmente novo para suas empresas, o caminho que se traçava para a TV Manchete exigiria fortes investimentos, tanto na aquisição de equipamentos de ponta, como em uma programação de alta qualidade. A idéia era criar uma rede dirigida às classes A e B e que tivesse um posicionamento jovem e moderno, inspirada no padrão da BBC de Londres. Começa a se desenhar o que seria a “TV do Ano 2000”.


Ampliação do prédio da Bloch Editores para abrigar a TV Manchete, 1982.

Em 1982, o empresário encomendou a Oscar Niemeyer o projeto de expansão do prédio da Bloch Editores, no terreno ao lado, para comportar a estrutura da TV Manchete. Além disso, equipou o Teatro Adolpho Bloch para que pudesse ser usado como auditório de TV. A exigência pela mais nítida imagem dentre as TVs, também demandou investimentos pesados nas torres de transmissão, e demais equipamentos que foram importados do Japão, Europa e Estados Unidos.


Fernando Costa, Zevi Ghivelder e Rubens Furtado

Adolpho contratou Rubens Furtado para a direção-geral, experiente profissional que trabalhara na TV Tupi. Zevi Ghivelder e Mauro Costa no jornalismo, Heitor Augusto e Julio Bartolo na direção de São Paulo, e Alexandre Garcia em Brasília, praça na qual a Manchete não possuia emissora própria. Samuel Tolbert, profissional renomado da TV americana, foi especialmente "importado" para tocar a engenharia.

O prazo final concedido pelo acordo da concessão se encerraria no dia 19 de agosto de 1983. Faltava pouco, e se a emissora não estreasse antes desta data, a Bloch Editores perderia as concessões. Enquanto o SBT já apresentava seus programas, a Manchete criava uma enorme expectativa nas emissoras concorrentes, no público e, principalmente, no mercado publicitário.

Campanha de lançamento da Rede Manchete, em 1983.



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