sábado, 14 de julho de 2012


1996: Xica da Silva recoloca a Manchete na vice-liderança


No início de 96 a rede crescia e programas como o Câmera Manchete ganhavam destaque e audiência.


Vinheta interprogramas do início de 1996
Uma nova vinheta marcaria o início da programação e o antigo slogan, "Qualidade em primeiro lugar", sofria uma pequena adaptação, para deixar claro a busca pela popularização da audiência: "Rede Manchete, Você em Primeiro Lugar".


Raul Gil trazia seu lendário programa para os sábados da Manchete
Depois de transmitir o carnaval, a Manchete se preparava para lançar uma programação popular e ao mesmo tempo com muitos documentários. As novidades começaram já no dia 09 de março, com a estréia do "Programa Raul Gil" aos sábados das 14h às 18h30. O clássico programa seria o grande trunfo da emissora para largar de vez o perfil da "TV de 1ª Classe". A audiência subiu, levando a emissora a liderança de audiência por vários minutos nas tardes de sábado.

As novidades continuavam com a estréia em abril do esportivo "Toque de Bola", um debate apresentado pelo veterano Paulo Stein aos domingos, das 21:30hs às 22:30hs. No mesmo embalo, após o "Toque", estreva "O Grande Júri", com José Carlos Cataldi, que acabou não tendo sucesso.


No mesmo pacote de novidades, voltavam do fundo do baú as séries "National Kid" e "Ultraman", além da estréia dos animes inéditos Sailor Moon, Shurato e Samurai Warriors, motivados pelo sucesso dos Cavaleiros do Zodíaco.


Ainda em abril, seguindo a linha dos jornalísticos, entrava no ar o Na Rota do Crime, apresentado por Marcos Hummel todas às sextas, às 22h30. O conceito do programa era acompanhar os policiais nas diversas operações pelas favelas da cidade de São Paulo. Sendo assim, chegou em muitas vezes a liderar a audiência no horário com médias de 16 pontos. Com mais essa novidade, a faixa das 22h30 de segunda a sexta estava inteiramente dedicada a programas jornalísticos.



Chamada do Show de 13 anos da Manchete
Em junho a emissora comemorava seus treze anos com uma grande festa. Foram dois shows com artistas famosos. Um para os funcionários com Daniela Mercury, e outro para o público, em plena tarde de domingo no Aterro do Flamengo, bem em frente ao prédio-sede da emissora. O show durou das 16h às 20h e trouxe como atrações os grupos "Só pra contrariar", "Double You", "Roupa Nova" e "Os Morenos".


Vinheta de 13 anos
Em meio às novidades dos "treze anos", dois programas estreariam no dia seguinte: Gente Importante apresentado por Anna Bentes Bloch, com entrevistas nas tardes de segunda à sexta (substituindo Os Medicos), e Manchete Verdade, um telejornal no estilo de uma revista eletrônica, com ancoragem de Marcos Hummel e com a participação diária de Dora Bria(esportes), Carlos Chagas(política), Tamara Leftel(economia) e Ique (charges e caricaturas). A emissora se posicionava como o canal da notícia e da informação.


Nas noites de sábado estreou o programa "Uma história de sucesso", documentário que contava a trajetória de cantores e grupos musicais do Brasil e do mundo.


No mês de julho, a Manchete se preparava para apresentar os jogos olímpicos de Atlanta, intitulados "Olimpíadas de Ouro". A transmissão do evento contou com a apresentação do "Jornal da Manchete" por Márcia Peltier direto da cidade de Atlanta, nos EUA.


Vinheta Arte Clássica
Em julho, a Manchete estreava um novo pacote de vinhetas onde o logo da Manchete pousava sobre telas de pintores renomados.


Chamada de estréia de Xica da Silva
Em setembro do mesmo ano, sob o comando de Walter Avancinni estreava Xica da Silva, novela baseada na vida da escrava viveu no século XVIII e escandalizou a sociedade de sua época. A novela foi um sucesso atingindo médias de 18 pontos com picos de 22. A Manchete estava em segundo lugar absoluta em vários horários e poderia ser considerada a terceira do ranking de audiência. A novela vinha acompanhada de uma nova nova vinheta interprogramas.


A último vôo do M
Em 1996 entrava no ar a última vinheta interprogramas da Manchete. Ela trazia de volta o conceito de explosão espacial, e tinha três versões:
1 - uma com o prefixo sonoro do locutor da Manchete, com o slogan da emissora, que era exibida entre programas.
2- outra sem o slogan, que era exibida após as chamadas de programas.
3- e uma última versão, compactada, que era levada ao ar fechando e abrindo os blocos dos filmes (o último plim plim da Manchete).
As vinhetas ficariam no ar até 1999, quando a Manchete saiu do ar.



Vinheta especial de fim de ano: 1996/1997
Em dezembro vai ao ar a vinheta institucional de fim de ano, embalada pela música-tema de Xica da Silva e imagens da emissora. A mensagem "nosso programa é estrear junto com você o novo ano, o ano todo. 1997, Rede Manchete, você em primeiro lugar", insinua que diferente das demais emissoras de TV, a Manchete trazia novidades ao longo de todo o ano.

Saiba Mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário